quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Crítica: V de Vingança (2005)
Olá amigos, hoje trago mais um grande filme para ser analisado: V de Vingança, de James McTeigue, porém com o roteiro baseado no HQ com o mesmo nome do filme, de Alan Moore. Particularmente é um dos filmes com que mais me indicifico por seu teor político e pela sua mensagem como ferramenta de combate à regimes autoritários no mundo inteiro e em minha opinião, já pode ser considerado um clássico por seu conteúdo que é atemporal.
5 de novembro de 1605, o dia que foi planejado o maior atentado terrorista da história contra a Inglaterra. O homem que iria explodir o parlamento era um soldado experiente chamado Guy Fawkes. Sua missão era simples: Matar o Rei governante e destruir o parlamento inglês, assim se concretizando os ideais da chamada Conspiração da Pólvora. Infelizmente, seus planos foram descobertos e Fawkes foi condenado a forca, mesmo morto seus ideais continuariam vivos no povo da Inglaterra, e por toda história inglesa esse dia foi lembrado como símbolo de luta contra a opressão.
415 anos se passaram desde a Conspiração da Pólvora e no ano de 2020, a Inglaterra se forma como a maior potência do planeta já que os EUA deixaram de ser uma grande potência por conta de uma guerra civil, porém mesmo sendo uma grande potência, um regime fascista e totalitário é instaurado no país e uma onda de repressão violenta é imposta, fazendo com que os cidadãos chamados de "indesejáveis" sejam perseguidos e mandados para campos de concentração. Esses "indesejáveis" eram homossexuais, opositores políticos e outros "inimigos" do estado, perseguidos, presos e até mortos por conta de suas ideologias, e é aqui que o enredo do filme verdadeiramente se inicia. Em uma noite comum, uma mulher chamada Evey Hammond(Natalie Portman) anda pelas ruas de Londres e é abordada por membros da polícia secreta do governo, os quais tentam estrupa-la. No último minuto, um homem com uma máscara do rosto de Guy Fawkes aparece e salva Evey, ele é apresentado para ela com o nome de V(Hugo Weaving) e naquela mesma noite V começa uma onda de atentados terroristas contra o governo totalitário da Inglaterra, com a previsão de que no dia 5 de novembro a missão pendente à 415 anos atrás seja finalmente concluída.
Talvez a maior mensagem que V de Vingança tenha a oferecer é a seguinte frase do protagonista: "O povo não deve temer o seu governo, o governo deve temer o seu povo." , frase essa que é repercutida no mundo inteiro como ideal anárquico político. V de Vingança é um filme de graves críticas aos sistemas de governo modernos, mostrando o quanto o povo pode mudar seu país caso ele lute por um ideal. Além disso, é um filme que nos mostra a realidade opressora e preconceituosa que muitos grupos sociais vivem atualmente. A mensagem do filme foi tão forte que atualmente grupos libertários usam as mesmas máscaras de Guy Fawkes que são apresentadas no filme, representando o ideal de luta de V e de Fawkes. O filme trata a figura de V como um ideal, sem nome, sem passado e sem rosto, representando que ele poderia ser qualquer um.
A tecnologia apresentada no filme é esplêndida, os efeitos especiais e as cenas visuais são muito bonitas e muito bem feitas, retratando momentos de luta social, opressão e tristeza. A fotografia também é muito bem apresentada, a trilha sonora não é original mas consegue se encaixar perfeitamente no filme. Além disso, o filme faz grandes referencias à cultura pop e a obras clássicas, que no universo de V de Vingança foram proibidas pelo regime fascista.
V de Vingança é um filme tanto amado quanto odiado, seus ideais que foram apresentados aos países de regimes totalitários disfarçados foram bastante criticados. Muitos que são contra o ideal anárquico do filme também fizeram sérias criticas, mesmo assim o filme fez um sucesso absoluto e ganhou criticas bastante positivas por grandes cineastas. Atualmente, o filme é citado como a maior obra contra a opressão da atualidade, e um dos grandes filmes do novo século. Com toda certeza, V de Vingança é uma obra prima que deve ser vista e analisada por todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário