terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Crítica: O Lobo de Wall Street (2013)


Olá amigos, desculpem a demora para postar uma nova crítica, compensarei vocês fazendo duas críticas de filme, espero que gostem delas. Aqui está mais uma de um filme que assisti recentemente e que está concorrendo em 5 categorias ao prêmio Oscar de 2014, o filme é O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese.

O Lobo de Wall Street é uma cinebiografia, e conta a história de Jordan Belfort, um dos homens mais ricos dos Estados Unidos na década de 90 e sua vida bastante polêmica de excessos, extravagâncias e loucuras. No filme, Belfort é interpretado pelo grandioso Leonardo Dicaprio e vai desde seu começo como um simples corretor de Wall Street até se tornar um dos homens mais ricos e poderosos do país por meio de crimes financeiros. Além da vida profissional, o filme também é focado em sua vida pessoal e mostra um homem ganancioso, viciado em sexo e em drogas, sem limites para suas pretensões.


Scorsese vai além de tudo o que já fez anteriormente, o Lobo de Wall Street sem dúvidas é seu filme mais ousado. Ousado por ser polêmico demais, e mostrar excessos de mais, porém essa é a chave do filme, é isso o fator que torna ele uma obra prima. Além disso, o filme tem uma mistura completamente insana entre a tragédia e a comédia, ou seja, existem cenas bastante engraçadas que ao mesmo tempo são trágicas e tensas, o humor negro no filme é gritante e ao mesmo tempo que a situação é engraçada, ela é deplorável. Um exemplo são as cenas do abuso de drogas por parte de Belfort e seus amigos, onde chegam ao ponto de serem situações humilhantes para todos.


As relações de Belfort também são salientadas no filme, ele é um homem com um dilema: Ama a esposa, os filhos e os amigos, porém ao mesmo tempo, ama o dinheiro e o poder. Esse choque de relações são por muitas vezes apresentadas no filme, tornando as saídas apresentadas por Belfort tanto gêniais quanto absurdas. Dicaprio faz uma atuação impecável, na minha opinião, sua melhor atuação em conjunto com O Aviador(2004), filme também cine biográfico. Belfort é o espelho de muitas celebridades nos dias de hoje, que conseguem dinheiro e poder de uma forma tão rápida e grandiosa, que acabam criando um novo mundo de excessos, principalmente em drogas e em sexo.


A trilha sonora do filme é impecável mesmo não sendo original, a fotografia é muito bem feita pois existem muitas cenas pornográficas que são muito bem retratadas. Os efeitos especiais são muito bons apesar da história ser uma biografia. O monólogo do próprio Jordan é algo excepcional, pois ele é o próprio narrador da sua vida. O Lobo de Wall Street é com certeza a melhor cinebiografia que já assisti, e também um dos melhores filmes. Ele foi indicado à 5 categorias, incluindo de melhor filme, melhor direção para Scorsese e melhor atuação para Dicaprio. Categorias que na minha opinião já estarão vencidas, pois o filme é completamente digno da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário