domingo, 26 de janeiro de 2014

Sugestão de Leitura: As Intermitências da Morte, de José Saramago


Olá amigos, hoje trago para vocês uma sugestão de leitura que analisarei criticamente também, o livro em questão é As Intermitências da Morte de José Saramago, espero que gostem já que esse foi um dos livros que mais me fez refletir sobre a vida.

O livro começa com uma célebre frase: "No dia seguinte ninguém morreu", e é com essa premissa que os primeiros capítulos do livro são contados. A história de Intermitências é contada em um país fictício, onde a partir do dia 1° de Janeiro ninguém consegue morrer. No início, todos se vangloriam por morar em um país onde todos são imortais, mas pouco tempo depois, graves problemas sociais ocorridos por esse fator vão sendo desencadeados e logo se tornam uma bola de neve, onde o que era pra ser uma benção se torna uma terrível maldição.

Saramago faz uma crítica pesada aos valores da sociedade moderna que é por muitas vezes pautada pelo excesso de doutrinas, feitas por pilares sociais como a religião, o governo e a economia, pilares esses que no livro, a partir do dia 1° de janeiro, vão a decadência até ruírem completamente. Outra questão apresentada por Saramago é a reflexão existencial do ser humano, já que todos nós almejamos a vida eterna. Todavia, em Intermitências nos é mostrado o outro lado da imortalidade, ou seja, como um desejo comum pode se transformar em um grande problema. O livro trás uma reviravolta surpreendente em seu meio, e trás um final excelente, com uma grande reflexão.


A linguagem é simples, mas é leitura é bastante complexa, já que se trata de uma obra de Saramago, onde não existem pontos de interrogação, exclamação ou travessões para separar as falas dos personagens, elas são separadas por pontos finais. Os personagens não tem nome, apenas cargos ou alcunhas, mesmo assim é apenas uma questão de costume, e rapidamente você consegue se habituar a seu estilo de escrita. Intermitências é um livro com uma premissa simples mas com consequências bastante complexas, é o meu livro preferido de Saramago e uma ótima leitura para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário